Endodontia

A Endodontia é a área da Medicina Dentária dedicada ao tratamento das patologias da polpa dentária. Tem como objetivo a preservação do dente ou tão somente a raiz deste, evitando a extracção imediata.

As causas mais frequentes para a realização de um tratamento endodôntico (desvitalização), são as cáries extensas e os traumas dentários. Estas podem provocar dor, infecção, fístula de drenagem purulenta, edema da face ou tecidos circundantes, mobilidade , escurecimento dentário e perda tecidos de suporte dentário.. Pode ainda potenciar ou desencadear outras doenças, sendo as mais comuns, diabetes tipo I ,tipo II  e cardíacas.

O sucesso endodôntico depende de vários fatores; sendo que um dos mais importantes consiste  limpeza do canal radicular através da instrumentação. Com a introdução da endodontia mecanizada (técnica usada no Centro de Medicina Dentária do Porto), o processo tornou-se mais seguro, rápido e eficaz, diminuindo o tempo de consulta e o stress inerente, mas sobre tudo, maior sucesso a curto e longo prazo.