ENDODONTIA

ENDODONTIA

A Endodontia é a área da Medicina Dentária dedicada ao tratamento das patologias da polpa dentária. Tem como objetivo a preservação do dente ou tão somente a raiz deste, evitando a extração imediata e criando as condições para reabilitação protética.

 

As causas mais frequentes para a realização de um tratamento endodôntico (desvitalização) são as cáries extensas e os traumas dentários. Estas podem provocar dor, infecção, fístula de drenagem purulenta, edema da face ou tecidos circundantes, mobilidade, escurecimento dentário e perda de tecidos de suporte dentário. Podem ainda potenciar ou desencadear outras doenças, sendo as mais comuns diabetes tipo I e tipo II, e doenças cardíacas.

 

Para além de formação especializada do profissional, como a que temos no CMDP, o sucesso endodôntico depende de vários fatores, sendo um dos mais importantes a limpeza do canal radicular através da instrumentação. Com a introdução da endodontia mecanizada, técnica usada no CMDP, o processo tornou-se mais seguro, rápido e eficaz, diminuindo o tempo de consulta e o stress inerente, e proporcionando, sobretudo, maior sucesso a curto e longo prazos.


MARCAR CONSULTA
Share by: